Pesômetro (hihihi)

sábado, 21 de agosto de 2010

ALIMENTAÇÃO E TPM

OLÁ PESSOAS!

Hoje vamos falar de um assunto muito discutido e debatido, mas q nunca envelhece, em função de muitas curiosidades, descobertas e também incompreensão. Estamos falando da famigerada TPM, que afeta muitas mulheres modernas.

MAS AFINAL, O QUE É A TPM?

TPM, pra quem ainda não sabe é a sigla de TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL. É um fenômeno causado pela flutuação das concentrações cerebrais de serotonina, cálcio, magnésio e vitamina B6 que podem ser amenizadas em 60% se for feita uma alimentação adequada, segundo o endocrinologista TÉRCIO ROCHA, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Ainda segundo o Dr. Técio, não basta somente retirar ou inserir determinados alimentos no cardápio. É necessário a quem tem crises agudas buscar com seu médico, a realização de exames a fim de verificar carência de vitaminas, minerais ou até mesmo sensibilidade a algum alimento em especial.


"- Além do teste de intolerância alimentar, recomendo, para os casos mais graves a eliminação total de leite e derivados, a redução de carne vermelha e da cafeína, e o aumento da ingestão de frutas, verduras cruas, água e suco de maracujá." - Diz.


Agora, não só de alimentação inadequada vive a TPM! Sal em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas e dieta rica em açúcar também contribuem pra fórmula perfeita do sofrimento pré-menstrual. A nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, diz que as mulheres devem retirar essa qualidade de alimentos da dieta e incluir as principais fontes de vitamina B6 e magnésio.


"- Nozes, lentilhas, couve, azeite de oliva, arroz integral, peixe assado e banana são os melhores amigos da mulher. Mas não adianta ingerir essa alimentação vez ou outra. O certo é manter a alimentação equilibrada durante todo o mês." - Afirma.


O AMIGO CHOCO...


Já tive oportunidade de ler sobre estudos que mostram que o consumo de chocolate pode auxiliar na TPM, em função de contribuir pra estimulação da SEROTONINA, neurotransmissor responsável pela comunicação entre os neurônios, e que tem diversas funções, entre elas controle da liberação de alguns hormônios e controle do sono e apetite, juntamente com o vinho e o tomate.


Porém, a Dra. Daniela é taxativa: choco, juntamente com refris e frituras em geral devem ser totalmente abolidas.


"Esses alimentos tem a capacidade de ampliar os sintomas da TPM, e a mulher vai acabar se sentindo mal, mesmo achando que aquele chocolatinho ou aquele refrigerante com gelo vão fazê-la se sentir melhor."


Acredito que caberia um pouco mais de pesquisa, em função do desencontro de informações. Na dúvida (lamentavelmente) é melhor abolir o amigo choco...


CURIOSIDADE


Segundo o Dr. Técio, a atenção necessária pela mulher que sofre de TPM deve incluir o funcionamento intestinal.


"- A alimentação vai influenciar diretamente o funcionamento do intestino, que é onde está a maior produção de serotonina do corpo. Quando a mulher está com o intestino preso, ela sofre duas vezes. Vai ter uma baixa de serotonina e vai ficar de mau humor, irritada, chorosa, impaciente e emocionalmente descontrolada, e vai sofrer com cólicas, dores, gases e desconforto abdominal." - Afirma.


Confesso que achei muito curiosa a informação de que a serotonina é fabricada em sua maior parte nos intestinos... muito bom a gente estudar e se informar, não?


Suplementar a alimentação também é uma alternativa ao combate a TPM, de acordo com o Dr. Técio. Os mais indicados segundo o médico são o HIPERICUM PERFURATUM, COMPLEXO B6, TRIPTOFANO, TAURINA e CALCIO e MAGNESIO QUELADOS, PASSIFLORA e ÓLEO DE PRÍMULA.


Você agora, amigo leitor, deve estar se perguntando "tá, mas o que isso tem a ver com emagrecimento, Momo?". E eu lhe respondo: TUDO! A questão emagrecimento não é só alimentação saudável, prática de exercícios e controle do peso. Tem muito a ver também com SATISFAÇÃO e QUALIDADE DE VIDA. Não adianta fazer nada disso se sua satisfação pessoal perante a vida está um lixo! Estar bem consigo mesmo e buscar uma vida tranquila e com o máximo de paz possível também estão intimamente ligados a uma estética saudável. Tal como na TPM, a obesidade, sobrepeso e tals também mexe com o psiquismo das pessoas. Normal a ansiedade ser um grande dificultador dos processos de peso ideal. No caso da mulher, TPM e peso estão ligados a mesma fonte... O SNC (sistema nervoso central).


Pensem nisso e MENINAS! FORÇA NA PERUCA E CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO! Seu peso e seu abdômem no período menstrual agradecem.


ABRAÇOS MAGRINHOS!


(Fonte: GLOBO.COM - Saúde; pubchem.ncbi.nlm.nih.gov)



Nenhum comentário: