Pesômetro (hihihi)

domingo, 8 de agosto de 2010

EPOPÉIA


Hoje eu gostaria de falar a vocês de uma pergunta bastante pertinente que uma menina me fez na Comunidade ESTOU DE DIETA no orkut. pesquisei tecnicamente pra dar uma resposta de qualidade à amiga. A pergunta era sobre o aumento de peso que eu indicava nos períodos menstruais, que diminui logo após ele. transcrevo aqui minha pesquisa sobre esse assunto, bem como um breve resumo da minha epopéia para chegar saudavelmente ao meu peso ideal.

A postagem, datada de 5 de agosto último, faz parte de uma das minhas postagens no tópico da referida comunidade, tópico este homônimo a nosso blog.

A postagem diz o seguinte:

"A kestão do aumento de peso no período menstrual, segundo minha última nutricionista, é um comportamento do organismo feminino. Alguns dias q antecedem o período menstrual e durante ele, o corpo da mulher passa por um processo de retenção de líquidos. O acréscimo de peso pode variar de 1 a 2,5Kg.

Vou postar aki alguns textos q explicam direitinho esse processo:

"O ganho de peso e inchaço são situações que afetam grande parte das mulheres nos dias que antecedem a menstruação.
Nas mulheres que apresentam a Síndrome da Tensão pré-menstrual (TPM), este problema ocorre de forma mais intensa e vem acompanhado de sintomas como alteração de humor, depressão, ansiedade e irritabilidade.

Podemos dividir o ciclo menstrual da mulher em duas principais fases. A primeira é a chamada fase folicular, que é compreendida pelo período do sangramento menstrual até a ovulação. Esta fase nada mais é que a primeira metade de um ciclo composto de cerca de 28 dias. A metade subseqüente é a chamada fase lútea, e vai do dia seguinte ao da ovulação até o início do sangramento menstrual.

Na fase folicular temos o crescimento do folículo ovariano que é estimulado pelos hormônios folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e estrógeno para a liberação do óvulo (ovulação). Na fase lútea os níveis de estrógeno continuam elevados e surge a progesterona, também presente em quantidade aumentada. Nesta fase, o responsável por estes níveis hormonais é o corpo lúteo, que nada mais é que o folículo sem o óvulo.

Com o passar dos dias o corpo lúteo diminui de tamanho e os níveis hormonais de estrógeno e progesterona caem levando ao descolamento do endométrio e o conseqüente sangramento menstrual.

Considerando-se os cerca de 14 dias da chamada fase lútea ou pré-menstrual, é neste período que teremos as principais alterações de ganho de peso, inchaço e os sinais e sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.


Considerando-se os cerca de 14 dias da chamada fase lútea ou pré-menstrual, é neste período que teremos as principais alterações de ganho de peso, inchaço e os sinais e sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.

O inchaço pré-menstrual é decorrente de um processo de retenção de sal e água no organismo. A causa desta retenção ainda não está totalmente esclarecida, o que se sabe é que envolve um outro hormônio chamado aldosterona e que poderia estar também associada a um desequilíbrio nas concentrações dos dois principais hormônios desta fase, o estrógeno e a progesterona, daí o fato de ser mais comum naquelas mulheres em uso de anticoncepcionais orais.

No que diz respeito ao ganho de peso nesta fase, pesquisadores já encontraram oscilações de peso na ordem de mais de 2kg no decorrer dos ciclos menstruais. Muitos fatores parecem estar envolvidos. Algumas evidências apontam para uma maior ingesta alimentar tanto por um maior apetite, como por um aumento na freqüência e intensidade de episódios de compulsão alimentar, principalmente por carboidratos. Em mulheres portadoras da TPM essa alteração ocorre de forma mais intensa e é agravada pelas alterações do humor. A queda dos níveis de serotonina que ocorre no sistema nervoso central logo após a ovulação é uma das hipóteses que tentam explicar esta alteração do comportamento alimentar. Este neurotransmissor é um dos principais envolvidos nos mecanismos de saciedade e seus níveis baixos estão relacionados a um maior apetite. Além disso, a maior ingesta de carboidratos seria um modo de favorecer o aumento dos níveis de serotonina no sistema nervoso central. Alguns pesquisadores também acreditam na ocorrência de uma menor sensibilidade à insulina por ação da progesterona, o que levaria a uma menor utilização de glicose pelos tecidos e conseqüentemente à sensação persistente de fome.

Contudo, por se tratar de um evento fisiológico, a segunda metade do ciclo menstrual não deve ser condenada como a vilã da história. Hoje em dia existem medidas que podem ser tomadas para minimizar o inchaço e ganho de peso que ocorrem nesta fase.
No combate ao inchaço, podemos destacar a redução da ingesta de cloreto de sódio (sal de cozinha), que impede a retenção hídrica e a pratica de exercícios, que favorece a eliminação do excesso de líquidos retidos através do suor.
Com relação ao comportamento alimentar, deve se procurar ao máximo evitar o contato com alimentos com elevado valor calórico e sem valor nutritivo. A redução da ingesta de cafeína também é importante devido a sua forte associação com insônia e irritabilidade pré-menstrual. Nos casos extremos pode se tornar necessário o acompanhamento de um profissional da área da saúde, que individualmente poderá determinar as melhores medidas no controle do comportamento alimentar.
Dr. Alex Carvalho Leite
Médico Endocrinologista
Atuante na cidade de São Paulo"

Eu particularmente questiono a colocação feita pelo Dr. Alex, em função do fato de q devido aos meus medicamentos endocrinológicos, além de eu não sentir fome tb não altero 1 grão de arroz da minha dieta. Enfim... kem sou eu pra questionar um médico, não? Sem contar o fato q temos organismos de comportamento único. Ngm é igual a ngm.

Vou postar agora um texto mais técnico e científico.





O que é retenção hídrica? 
A retenção hídrica é o acúmulo de líquidos nos tecidos do organismo feminino.

O que causa retenção hídrica?
A principal causa da retenção hídrica são as alterações hormonais, sobretudo do estrogênio e da progesterona, que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Principais sintomas:
Inchaços nas mãos e tornozelos
Aumento no volume das mamas e mastalgia (dores nas mamas)
Sensação de peso na pelve
Edemas
Aumento de volume no baixo ventre
Sensação de peso e cansaço nas pernas
Cefaléia 

Tratamento:
Os tratamentos tradicionais combinam o uso de diuréticos que produzem eliminação de sódio e água a mudanças na alimentação e no estilo de vida da paciente. Como a retenção hídrica está relacionada ao ciclo menstrual e à ovulação, estudos recentes têm demonstrado que muitas mulheres podem se beneficiar do uso de contraceptivo oral contínuo.
O que é a Síndrome dos ovários policísticos (SOP)?
Trata-se de uma disfunção endócrina que acomete de 3% a 20% da população feminina em idade reprodutiva.

O que causa a SOP?
Sua verdadeira causa ainda é discutida, mas já se pode afirmar que há um aumento na produção do androgênio (hormônio masculino) nos ovários. Observa-se também uma relação entre a SOP e a 
resistência à insulina. (meu caso)

Principais sintomas:
Amenorreia (ausência de ciclo menstrual por alguns meses ou o oposto, hemorragias
Hirsutismo (crescimento excessivo de pelos no tórax, queixo, buço, abdome e coxas)
Acne
Obesidade
Presença de pequenos cistos (com dimensões que chegam a 12 milímetros) nos ovários 

Tratamento:
Por não se saber ainda a causa exata do problema, os tratamentos são direcionados aos sintomas. Em alguns casos, indica-se a pílula anticoncepcional para a regularização do estado hormonal e melhoria dos sintomas. Medicamentos que diminuem a resistência à insulina também vêm sendo empregados."


Pelas pesquisas q fiz desde q começou essa minha "epopéia" de perda de peso a anos atrás, verifiquei tb q esse episódio de edema pré-menstrual tb está muito associado à TPM e ao excesso de peso desencadeado por outros fatores orgânicos (não necessariamente alimentação desregrada). Eu meio q sofria um pouco de TPM antes, mas qdo comecei a me tratar com o endócrino, a guinada na minha vida foi de 180º. Hoje chego até a questionar um pouco essa associação excessiva do aumento de peso no período menstrual à TPM ou qquer outro disturbio do sistema nervoso central. No meu entender, o edema é um sintoma tal qual a TPM e não resultante dela. Tanto a TPM qto o inchaço são resultantes ambos das alterações hormonais características do período.

Vou dar um breve resumo do meu tratamento:

Mesmo com atividade física constante e intensa e controle da alimentação, meu peso não reduzia. Pelo contrário... só aumentava. Qdo cheguei a 93Kg, resolvi abandonar o tratamento convencional com a nutricionista e parti pra algo mais radical: o endocrinologista. Veja: nunca fui de comer doces com frequência, não tomo refrigerantes, não como bobagens de rua (muitíssimo raro), amo chocolates mas não como... muito caros, massas não são feitas com frequência aqui em casa. Meu pecadinho era somente o vinho (amo).

Era inaceitavel eu me exercitar à exaustão quase, regular patologicamente minha alimentação e o efeito ser o oposto ao esperado! Decidi então focar em algo mais complexo do q simplesmente a alimentação e atividades físicas, até bem pq, minha estrutura física (articulações) não estavam mais suportando os mais de 20Kg excedentes!

Após os exames, o endócrino constatou problemas na tireóide (nódulos) e Sindrome de Resistência Insulínica. Vou tomar medicamentos pra isso até morrer.

Aliado a isso, em virtude dos problemas de articulações tb serem uma consequência da disfunção hormonal, ele me receitou fórmulas naturais para colaborar na perda de peso.

Não posso me exercitar como antes, devido a osteoartrite nos 2 joelhos e da discopatia lombar. Exercícios apenas na água (hidroginástica e natação - baixo impacto). Terei q fazer fisioterapia por toda a vida. Isso tudo graças aos meus "queridos" hormônios...

Enfim amigas... é isso. Agora é bola pra frente pra ver se melhoro pelo menos na parte articular e poder voltar a dançar (de leve... sem o Dr. Ortopedista saber... hehehe).

Portanto queridas amigas leitoras, NÃO VOS DESESPEREIS PELO AUMENTO DE PESO REPENTINO!!! Verifique o dia do mês pra saber se vc já não está entrando no período menstrual. No caso da mulher a coisa meio q funciona dessa forma. O homem já não tem esses problemas (inveja!), mas eles podem sofrer de outros males que igualmente mexem com o SNC através dos hormônios (como a andropausa p.ex.). Agora, o que mais acomete a todos os que fazem dieta pra perda de peso e que pode gerar uma certa ansiedade e desânimo quanto ao tratamento é o famigerado EFEITO SANFONA.

Mas essa é uma estória pra outro artigo... AGUARDEM! rsrsrs...


Foto Recentíssima (hoje)

Nenhum comentário: