Pesômetro (hihihi)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O EFEITO PLATÔ

OLÁ PESSOAL!!!


Papeando com as meninas na comunidade, percebi que existe ainda muitas dúvidas sobre 2 assuntos, um deles é o EFEITO PLATÔ.


Pra quem não o conhece, quando ele se manifesta é um senhor balde de água fria nos esforços de condicionamento físico e reeducação alimentar com fins de peso ideal e saúde. Acredite pessoas, eu sei bem do que estou falando... passei por isso "zilhões" de vezes e é broxante!


Imagine-se vendo todo mundo comer aquela pizza MARA, regada a um bom vinho tinto e você só olhando... ou então naquele churras cheinho de pãozinho de alho, linguicinhas, picanhas suculentas, cervejinhas ou refris e você só na cebolinha assada e coraçãozinho de frango (e beeeeem de leve). Isso sem contar os quilômetros caminhados e os "oceanos" de suor pedidos na academia!


1 mês depois, você corre pra balança esperando ver "toneladas" perdidas e qual é a surpresa??????? Niente, zero, ou então poucas gramas...


AAAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!

É A TREVA!!! Depois de tanto sacrifício, tantas guloseimas perdidas, nada???? Você chuta o pau da barraca, nem liga mais pra academia ou caminhadas e afoga as mágoas num balde de 2 litros de sorvete... até esquecer a desilusão e ver que tem aquele casamento da hora pra ir e você não entra na sua melhor roupa ou então começa a ficar ofegante ao subir uma escadinha de nada! Daí começa tuuuuuuuuudo de novo...

O que derrubou sua auto-estima no chão e arrasou o seu sonho de pelo menos pesar o que se deve foi justamente o efeito platô, um moleque travesso que temos no nosso organismo e que manda mensagens pro nosso SNC que não queremos. Mas, como somos espertos, sempre damos um jeito de minimizar pelo menos esse tempo de efeito platô. Vejam esse artigo, q postei pras meninas na comunidade do orkut, do site Guia da Nutrição (www.guiadanutricao.com):

"O grande vilão na luta para perder peso é o seu próprio corpo. Às vezes, ele faz de tudo para dificultar seu sucesso. E, quando você estiver próxima de vencer a batalha, o danado pode sacar sua mais potente arma: o efeito platô. Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando.

Também não vale malhar em dobro. “Os estudos mostram que o platô pode acontecer em vários momentos durante o processo de emagrecimento”, diz Márcio Mancini, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para os Estudos da Obesidade.

A saída para enfrentar cada episódio é criar uma estratégia diferente a fim de ludibriar o organismo. Nessa luta, vale jogar com algumas armas, combinadas ou não, como dieta, exercício e até medicamentos na tentativa de vencer a resistência do corpo ao emagrecimento. 
Por isso, é necessário que o processo seja bem orientado por um especialista.

Uma das causas do problema é a genética implacável que nos programou para enfrentar a fome. O lado bom da história é que você nunca corre o risco de cair dura logo de cara, caso fique perdida em uma ilha deserta, sem nada para comer. 
Assim, nosso organismo aprendeu a estocar gordura ao perceber a falta de calorias.
Nesse boicote corporal contra a perda de peso existem vários hormônios que atuam sobre o metabolismo (processo da transformação das calorias em energia) e que defendem bravamente o organismo das privações.
O principal deles é a leptina, produzida principalmente pelo tecido gorduroso. Como ela tem o poder de estimular no cérebro a sensação de saciedade, compromete o resultado da dieta caso deixe de atuar. Com a redução dos estoques de gordura e, consequentemente, com a baixa produção de leptina, capaz de interromper a comilança, a tendência é que você esteja sempre disposta a atacar brigadeiros, trufas e afins.

Resultado: além de não emagrecer mais, pode recuperar os quilos perdidos.
'O corpo sabe como interromper a queima de gordura e não faz nada para impedir o armazenamento da mesma', diz Thiago Volpi.


Como vencer esse desafio? Persistindo na dieta. Com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis de leptina mais baixos e volta a dar sinais de saciedade mesmo que você coma moderadamente.

DRIBLANDO O EFEITO PLATÔ

Se goste
Parece cliche, mas saber se valorizar e dar a volta por cima quando cair em tentacao e um vitoria que estimula voce em outros momentos de fraqueza.

Não se mate em cima de uma esteira.
Isso vai provocar mais ansiedade. A dica é criar desafios no treino que possam ser superados. Se voce caminhava 4 quilometros em meia hora, tente andar 5. Cansou? Pare, beba um pouco de água e, então, continue o exercício.
Lembre-se: você não é uma atleta, mas uma mulher que respeita seus limites e que tem consciencia de que pode vencê-los.

Não suba na balança diariamente, pois nao existe mudanca real em 24 horas.
Quer se pesar? Faça isso a cada semana e, mesmo assim, saiba que seu corpo pode estar melhor sem que a balança indique a mudança. Afinal, esse equipamento nao sabe a diferenca entre gordura e musculo. 
Melhor do que se orientar pela balança, é tirar as medidas com uma fita métrica. Mesmo sem alteração de peso, a cintura pode estar mais fininha e isso vai dar um novo animo na sua vida.

Parar de comer e um erro.
Em vez de tirar mais alimentos do seu prato, substitua aqueles que você já vem comendo ha algum tempo por outros de igual qualidade. Esta farta de peito de peru? Ataque de atum ou use algum suplemento tipo whey protein (proteina em po do soro de leite).

O mais importante para emagrecer com saúde é procurar a orientação de um médico e ou nutricionista, bem como psicólogo se for necessário, profissionais capacitados a oferecer o devido respaldo durante o processo."

Enfim pessoas lindas, "that's all folks". Na próxima matéria vamos abordar o 2º assunto que as meninas tiveram dúvidas - o DIA DO LIXO. Em seguida, outro assunto que também é importante discutirmos, que foi um problema aventado por outra das meninas, que é COMO PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA QUANDO O TEMPO É ESCASSO. Acreditem, pode ser mais fácil do que vocês imaginam! Embora não seja meu caso (além de ter tempo, não pratico exercícios por proibição médica, lembram?), sou exceção e devemos trocar idéias sobre mesmo assim.

O mais importante nisso tudo, e que tenho tido oportunidade de observar nos artigos que pesquiso é que O CÉREBRO ESTÁ NO CENTRO DE TUDO. Ele é "o cara" e nele se concentra todas as ordens que o corpo deve obedecer, por isso o controle da ansiedade é fundamental.


ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!





Nenhum comentário: